quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PROPRIOCEPÇÃO: um treinamento que previne.


Embora seja estudada há muito tempo, ainda é pouco utilizada. Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular.

Essas sensações são garantidas por receptores que são responsáveis pelas diferentes experiências sensoriais captadas e interpretadas pelo nosso corpo. Porém um único receptor não é capaz de identificar os diferentes estímulos que nos bombardeiam a cada instante, por isso contamos com diferentes tipos receptores sensoriais, cada um com características próprias. Podemos classificá-los de acordo com a sua função (mecanoceptores, termoceptores, fotoceptores, quimioceptores e nociceptores) e de com a sua localização anatômica: exteroceptor, interoceptor e proprioceptor.

Os proprioceptores se localizam mais profundamente nos músculos, tendões, ligamentos, articulações e no labirinto cuja função reflexa é locomotora ou postural, eles podem gerar impulsos nervosos conscientes e inconscientes.

Os conscientes atingem o cérebro e permitem que com os olhos fechados, tenha a percepção do corpo e seus segmentos, da atividade muscular e do movi¬mento das articulações, ou seja, são responsáveis pelo sentido de posição e de movimento dos membros.

Os impulsos nervosos proprioceptivos inconscientes não despertam nenhuma sensação; são utilizados pelo sistema nervoso central para regular a atividade muscular, através do reflexo miotático no equilíbrio por exemplo.


Enfim a propriocepção é uma informação da articulação para o cérebro dando consciência das condições de posicionamento articular, estático e dinâmico mantendo assim a articulação de uma forma apropriada para aquela situação. É basicamente a consciência da posição do corpo, ou os receptores de proteção das articulações do nosso corpo.

Na atividade esportiva os receptores proprioceptores atuam como um protetor das lesões, o esporte de alto rendimento exige demais dos atletas através de movimentos mais bruscos, impactos excessivos, mudança de direção, contato físico e calendários apertados, acabam sendo fatores que contribuem para o aumento na incidência de lesões.

Os treinamentos proprioceptivos são na realidade treinos do nosso Sistema Nervoso Central com o objetivo e melhorar as reações motoras em respostas a alterações bruscas do posicionamento corporal. Esses treinamentos são realizados com exercícios que leva o atleta a buscar o equilíbrio em situações que favorecem o desequilíbrio, digamos que a periodização desses treinos deixa o sistema nervoso central mais atento e com respostas mais rápidas às informações proprioceptivas.


Por exemplo, se equilibrar em uma tábua instável, pular em uma cama elástica, correr em uma superfície irregular, isso faz com que os receptores proprioceptivos que se encontram dentro das articulações mandem informações ao sistema nervoso central dizendo quais grupos musculares devem se contrair ou relaxar de acordo com a situação imposta, assim não perdemos a estabilidade prevenindo também qualquer lesão, ou seja, é um mecanismo de proteção, daí a justificativa para a periodização dos treinamentos proprioceptivos nos atletas de alto rendimento com o objetivo de prevenir lesões.

Porém os treinamentos proprioceptivos não se restringe somente à prevenção de lesões mas também deve ser realizado após uma lesão ligamentar ou articular, pois após um entorse de tornozelo por exemplo os receptores do tornozelo são danificados o que significa que as informações que são enviadas ao sistema nervoso central fica prejudicada causando um prejuízo na capacidade desses ajustes e adaptações de estabilidade aos movimentos, isso aumenta a probabilidade de uma nova lesão ou de um déficit nos movimentos específicos do esporte.

Enfim para nós fisioterapeutas os treinos proprioceptivos pode ser um aliado na prevenção de lesões fazendo com que nosso atleta tenha uma maior consciência corporal, além de uma melhor resposta proprioceptiva proporcionando um maior equilíbrio e estabilidade nas mudanças bruscas de direção contidas em seu esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário