quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Goleiro Dudu faz 2 meses de reabilitação.


No dia 24 de setembro desde ano o goleiro Dudu foi submetido ao procedimento cirúrgico de correção de uma lesão no ligamento cruzado anterior, hoje (24 de Novembro) após dois meses da cirurgia o goleiro se encontra em um estagio bem adiantado da sua reabilitação.

O goleiro faz tratamento em 2 períodos 5 dias por semana, com trabalhos intensos entre academia e propriocepção estática e dinâmica. Dudu diz que apesar de cansado está feliz pelo resultado dos trabalhos, e não vê a hora de voltar a treinar com seus companheiros e ser liberado pra jogar o que está previsto inicialmente para fevereiro de 2011. Aproveito pra agradecer primeiro pra Deus, depois a minha esposa Thaty, minha família que apesar de estar em jaraguá me dá todo o apoio e aos companheiros de clube e aos comandantes.

Segundo Rodrigo Silva fisioterapeuta responsável da equipe da ADC Intelli, a reabilitação de atletas tem que ser diferenciada, por isso  temos que trabalhar com uma margem de segurança e fazer uma reabilitação com tempo o mais reduzido possível, o que para o atleta se torna um caminho difícil e muitas vezes árduo, porém sem esse trabalho intenso e dedicação não existe resultado positivo e satisfatório.
 
 





 


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entrevista com Rodrigo de Souza Silva, fisioterapeuta da ADC Intelli/Orlândia e da seleção Paulista de futsal



Rodrigo de Souza Silva é o responsável na ADC Intelli, juntamente com Laurindo Menezes, por deixar o elenco Orlandino em plena forma, prontos para serem utilizados pelo técnico Cidão. Apesar de jovem, o fisioterapeuta já é dono de um currículo invejável, tanto em títulos, que incluem dois campeonatos estaduais série ouro na categoria principal, quanto em suas passagens profissionais, entre elas a seleção paulista.

Faltando poucas semanas para o encerramento da temporada, após um número impressionante de pouco mais de 70 jogos no ano, é o momento de ser destacado, entre outros, o trabalho do profissional da fisioterapia, positivo ou negativamente e o resultado do trabalho de Rodrigo pode ser avaliado positivamente, afinal, são 16 atletas no elenco e somente o goleiro Dudu, graças a uma fatalidade, está fora dos planos da equipe para o restante da temporada.

Acompanhe o que disse o Fisioterapeuta em entrevista realizada no dia 04/11/10.

CS: A temporada vem chegando ao seu final, como você avalia o ano da ADC Intelli no que diz respeito às lesões?

RODRIGO: Acho que foi um ano positivo quanto às lesões, tivemos o Mac, o Edgar e o Dudu com lesões mais sérias no Joelho que foram necessárias intervenções cirúrgicas. O Macdovall e o Edgar, graças a Deus voltaram antes do tempo previsto, no início sentiram um pouco para alcançar o ritmo do restante da equipe, mas hoje estão totalmente recuperados. Além dessas lesões de joelho tivemos duas lesões musculares, Marinho e Leandro, o restante foram traumas de contato de jogo, o que é inevitável em uma equipe que disputa mais de 70 jogos em 1 ano.

CS: E a que se deve o fato desse baixo número de lesões e da rápida recuperação dos atletas lesionados?

RODRIGO: Isso se deve ao trabalho integrado de toda direção e comissão técnica. Desde o Sr. Vincenzo e o Roberto que nos dão a condição de trabalho, o Cidão que é o responsável pela técnica do time, o Laurindo Menezes, um preparador físico excepcional e muito experiente, que álias, tenho aprendido muito com ele, o Tomate, preparador de goleiros, o Fabiano Cabeça, que deixa tudo preparado nos bastidores para os atletas, até a tia Alcina, que é a responsável pela alimentação dos jogadores. Não parece, mas tudo isso influencia na produtividade dos atletas e consequentemente no número de lesões de uma equipe, um atleta mal preparado fisicamente, mal alimentado e descontente, com certeza aumenta sua probabilidade de ter uma lesão.

CS: Como você avalia o atual momento do goleiro Dudu, tanto emocionalmente, quanto na questão da recuperação física?

RODRIGO: Cada atleta responde de uma maneira ao processo de lesão. O Dudu no início me deixou muito preocupado, pois estava passando por um momento bom, estava sendo solicitado com frequência pelo Cidão e vinha correspondendo à essas solicitações, mas infelizmente a lesão não escolhe momento e nem local para ocorrer, em um lance infeliz ele teve um entorse do joelho que resultou na ruptura do ligamento cruzado anterior e do ligamento colateral medial. Por todo esse ocorrido a parte emocional dele merecia uma atenção a mais, porém essa preocupação foi em vão, pois após cinco dias da cirurgia nós já estávamos fazendo fisioterapia, e até o momento, com um mês e 12 dias, ele não mostrou em nenhum momento o sentimento de fraqueza e vontade de desistir, pelo contrário, é um atleta muito disciplinado e que tem mostrado uma vontade muito grande de voltar bem, assim como os outros companheiros dele que passaram por esse problema em 2010, isso se deve ao apoio incondicional de sua família e de seus amigos do time. Tem tudo para ser mais um atleta que vai voltar antes do tempo previsto, agora é momento de trabalho, muito trabalho.

CS: O que você e a comissão técnica pensam que pode ser aperfeiçoado para que o ano de 2011 seja ainda melhor em sua área?

RODRIGO: É claro que nós da comissão técnica sempre estamos nos reciclando e correndo atrás do que há de melhor para suprir as necessidades dos atletas, porém, hoje a ADC Intelli tem uma estrutura simples, mas que pode ser considerada umas das melhores do país, temos uma clínica de fisioterapia só para os jogadores, temos academia e piscina de ótima qualidade, a única coisa que eu acho que poderíamos melhorar é a nossa quadra. Acredito que um time que tem a estrutura que a ADC Intelli tem hoje, merece uma quadra com tamanho oficial, 40 x 20, com um piso de maior qualidade, enfim, uma estrutura de ginásio um pouco melhor, tanto o time quanto a nossa torcida merece isso.

CS: E o que você espera para esse restante de temporada?

RODRIGO: Espero que a gente consiga chegar à final do estadual com todos os jogadores (exceto o Dudu) em condição de jogo para ajudar na conquista desse título, é claro que ainda temos um caminho longo e difícil, mas profissionais do esporte, tanto da comissão técnica, quanto os jogadores, são movidos a títulos, todos os dias temos que provar que podemos mais e mais, é uma busca incessante de bons resultados, por isso sempre tenho como objetivo o título, se Deus quiser esse ano terei o meu terceiro estadual.