segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Treinos físicos e preventivos fazem parte do cotidiano do São José Futsal



A rotina de trabalho tem sido intensa no São José Futsal (SP). Desde a reapresentação da equipe, na segunda-feira (24/1), os jogadores treinam duro para retomarem a forma física considerada ideal.

Nos últimos dias, os atletas visitaram ao menos três vezes a academia. Lá, eles realizaram treinos de propriocepção e fortalecimento, comandados pelo preparador físico Firma e pelo fisioterapeuta Rodrigo Silva.

“O objetivo é melhorar as reações motoras em respostas a alterações bruscas do posicionamento corporal. Em outras palavras, o trabalho é um mecanismo de prevenção a lesões”, disse o fisioterapeuta.

Rodrigo explica que esses treinamentos são realizados com exercícios que levam o atleta a buscar o equilíbrio em situações adversas. Por exemplo: se equilibrar em uma tábua instável, pular em uma cama elástica, correr em uma superfície irregular.

“Isso faz com que os receptores proprioceptivos, que se encontram dentro das articulações, mandem informações ao sistema nervoso central dizendo quais grupos musculares devem se contrair ou relaxar de acordo com a situação imposta”, explicou Rodrigo.

“O treino está muito pegado, mas sabemos que tudo isso é importante nesta pré-temporada. O que mais tem me incomodado são as dores musculares, mas certamente irei me adaptar com o tempo”, revelou o pivô Keké, um dos destaques do time.

Com colaboração de Fabio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário