sexta-feira, 30 de julho de 2010

Exposição Corpo Humano 2010





Passado a Copa do mundo um dos maiores eventos esportivos, alguns corpos estarão em posições que simulam a prática de esportes e exercícios físicos.

As técnicas de conservação dos órgãos, músculos e ossos é baseada no uso de silicone que preserva as estruturas que dão quase que a mesma impressão de um organismo vivo. Desta vez, os corpos preservados são de chineses e tem como objetivo apresentar ao visitante o funcionamento do corpo humano.

Se Você é um amante da biologia humana, busca entender e gosta de aprender como funciona cada estrutura dentro de nós, não deixe de visitar e conhecer esta facinante exposição.


Corpos – A exposição está pela primeira vez na América do sul. Confira abaixo mais informações:

 Local: na Oca – no Ibirapuera, acesso ao portão 3.
Data: de 21 de maio até 08 de agosto de 2010.
De segunda a sexta, das 10h às 20h. Sábados e domingos, das 9h às 20h.
Valor do ingresso: R$ 40.


Maiores informações consulte o site: www.ocorpohumano.net/


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Garantida no G-12, ADC Intelli enfrenta Cortiana em Farroupilha

Com a classificação assegurada na próxima fase da Liga Futsal 2010, a ADC Intelli/Orlândia terá mais um desafio pela competição Nacional nessa terça-feira (27), em Farroupilha (RS), na Associação de Desportos Saturno, às 19h30, frente ao Cortiana/AFF.

Os donos da casa não possuem mais chances de classificação no G-12 e realizam sua última partida a fim de se despedirem da competição em grande estilo. Porém, o técnico da agremiação gaúcha, Tuca, não terá à sua disposição o fixo Ricardinho e o ala Paulinho, expulsos na partida anterior e também não poderá contar com o goleiro Danilo e o ala Vini, que cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

No lado Orlandino, o técnico Cidão não terá à sua disposição os jogadores Edgar, que nessa semana deve ser submetido à uma cirurgia no joelho, além do pivô Macdovall, que se recupera de cirurgia no mesmo local. O comandante Intelliano não terá problemas em seu elenco, de ordem disciplinar e conta ainda com o retorno do capitão Marinho e do ala Leandro.

O treinador acredita que a classificação antecipada na fase seguinte e a vitória diante de Carlos Barbosa, no sábado (24), dará tranqüilidade para o grupo trabalhar: “O grupo mostrou no sábado (24) que está totalmente unido, mesmo desfalcado de peças importantes, casos de Edgar, Macdovall, Leandro e Marinho, conseguiu um resultado positivo frente à grande equipe da ACBF e isso, por si só, mostra que o objetivo é único, aqui não tem titular e reserva, o que tem são atletas que trabalham para buscar seu espaço. Essa classificação com três rodadas de antecedência nos dá uma tranqüilidade muito grande para a sequência da competição e para podermos planejar a segunda fase” disse.

 

sábado, 24 de julho de 2010

ADC Intelli vence ACBF e garante vaga na segunda fase da Liga Futsal


A ADC Intelli confirmou sua vaga na segunda fase da Liga Futsal 2010, ao vencer nesse sábado, em Orlândia, os atuais campeões da competição, o Carlos Barbosa, pelo placar de 3 a 1. Com o resultado a equipe Orlandina chegou aos 31 pontos ganhos, pontuação que confirma matematicamente os Intellianos na próxima fase da disputa.

O torcedor que lotou o ginásio Maurício Leite de Moraes, ou que acompanhou a transmissão pela SporTV, ORC, rádio estação FM e STI Esporte, pode presenciar uma grande partida de futsal.

Desde o início o confronto foi emocionante, já que as equipes buscaram o gol a todo instante. O primeiro tempo mostrou muito equilíbrio, com a equipe da casa abrindo o placar somente no último minuto da primeira etapa, através do pivô Genário, que após balançar as redes homenageou a irmã Clarisse, que está grávida.

A segunda etapa superou a primeira em emoção. Já no início, com 41 segundos de bola rolando, o ala Daniel, da ACBF, avançou em velocidade e bateu na saída do goleiro Guitta, que nada pode fazer para evitar o empate – 1 a 1.

A equipe do técnico Cidão não sentiu o gol de empate e continuou equilibrada na partida, tanto que cinco minutos depois, o garoto Rafinha superou Lavoisier e recolocou os Paulistas na frente do placar.

No final, o técnico Paulo Mussalém, da ACBF, substituiu Lavoisier pelo também goleiro Cris, passando a atuar mais avançado, porém, com a defesa Orlandina bem postada, a tática não surtiu efeito. No final, faltando 4 segundos para o apito de encerramento, Marlon recebeu na entrada da área e fez um golaço, dando números finais ao confronto.

Para Cidão, a equipe da casa foi eficiente no setor defensivo. “Não podemos nunca aliviar a marcação, ela tem que ir até o final. O importante foi reduzir o espaço de quadra deles, evitando a armação adversária, que é forte”, declarou o treinador, satisfeito com a vitória por 3 a 1.

Com a classificação confirmada, a equipe Orlandina viaja para Farroupilha (RS), onde na próxima terça-feira (27), às 19h30, enfrenta o Cortiana/AFF, do técnico Tuca. A equipe gaúcha já está eliminada da competição.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Praticamente garantidos, Intelli e ACBF duelam neste sábado



Neste sábado (24/7), pela Liga Futsal 2010, a Intelli/Orlândia (SP) recebe a equipe do Carlos Barbosa (RS), em Orlândia (SP), no ginásio Maurício Leite de Moraes, onde disputou oito jogos na atual temporada da Liga e apenas na última partida, diante da Copagril (PR), perdeu sua invencibilidade.

A Intelli segue em busca da classificação para segunda fase da competição nacional, o que pode ocorrer já nessa rodada. No momento, a equipe do técnico Cidão possui 28 pontos ganhos e, com mais três pontos, garante de vez uma das vagas no G12 – as doze equipes que avançam a fase seguinte. Com o empate e mais uma combinação de resultados, a vaga também poderá ser confirmada.

O comandante intelliano, Cidão, não poderá contar com o capitão da equipe, Marinho e com o ala Leandro, que cumprem suspensão automática. Também não estarão à disposição do treinador, o fixo Edgar, contundido e Macdovall, que segue em recuperação, após passar por uma cirurgia no joelho.

Do lado laranja, de ordem disciplinar, o técnico Paulo Mussalem não terá a disposição o camisa 8 Thiaguinho, que também cumpre suspensão automática. A equipe gaúcha soma um ponto a mais que o clube paulista, 29, ocupa a quinta posição na tábua de classificação e já está praticamente classificada para a segunda fase da competição. Ambos os times disputaram 16 partidas até o momento.

Para o goleiro Guitta, da Intelli, o torcedor tem comparecer em massa ao ginásio para apoiar o clube da casa. “Nosso público sabe os momentos em que mais precisamos deles é numa grande partida, que pode nos dar a vaga na segunda fase e precisamos do apoio dele, esperamos nossa torcida em peso e tenho certeza que ela virá", declarou o guarda-meta.

O confronto Branco/grená e Laranja começará às 15 horas, horário de Brasília, com transmissão ao vivo do canal SPORTV, da Orlândia Rádio Clube (www.orc.com.br), do site STI Esporte (www.stiesporte.com.br e da Rádio Estação 89,5 FM (Carlos Barbosa-RS)


segunda-feira, 19 de julho de 2010

ADC Intelli busca a reabilitação em Umuarama


O Zaeli/ Gazin/ Penalty (PR), recebe nesta terça-feira (20/7), às 20h15, a ADC Intelli/Orlândia no Ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), pela Liga Futsal 2010. A partida promete equilíbrio, já que as duas equipes lutam para garantir a classificação na fase seguinte da disputa e uma vitória pode concretizar esse intuito.

Após perder para o Copagril/Faville/Dal Ponte, em casa, no último sábado (17), pelo placar de 2 a 0 e ver escapar os 100% de aproveitamento em Orlândia, a equipe do técnico Cidão quer a reabilitação e para isso conta com praticamente todo o elenco, 12 atletas seguiram com a delegação para a cidade Paranaense, no último domingo (18): Genário, Leandro, Wender, Marinho, Caio, Maicky, Cris, Augusto, Darlan, Marlon, Guitta e Dudu.

O grupo treina na noite dessa segunda-feira (19), no local da partida e também na terça-feira (20) pela manhã. A equipe Orlandina ocupa a quinta posição na tábua de classificação, com 27 pontos somados em 15 jogos e tem um aproveitamento de 60% dos pontos disputados.

Do lado Paranaense, o clima é de euforia, a equipe não perde a cinco jogos e ainda mantém a invencibilidade jogando em seu ginásio nessa edição da Liga, foram sete jogos em Umuarama, sendo seis vitórias para os donos da casa e um empate. O Zaeli ocupa a quarta colocação da disputa e somou 28 pontos em 16 jogos.



sábado, 17 de julho de 2010

Analgesia no Esporte por Emmelin Souza Monteiro **


A fisioterapia esportiva tem expandido sua atuação com a profissionalização cada vez maior dos esportes. A reabilitação em atletas, em sua grande maioria, tem como início a analgesia, na tentativa de promover a insensibilidade à dor. Para essa finalidade, diversas técnicas podem ser utilizadas.

A mais utilizada é a termoterapia, que consiste na aplicação do frio ou do calor para o tratamento. A crioterapia, principal técnica para analgesia e mais freqüente no meio esportivo, utiliza-se do frio como terapia, promovendo vários outros benefícios além da analgesia. Ela pode ser aplicada através do uso de gelo no local, crio-massagem, “varredura”, imersão, ice spray, entre outras. Na termoterapia também pode ser utilizado calor seco ou úmido com parâmetros físicos variáveis de acordo com os objetivos. Pode ser aplicada através da bolsa de gel ou água quente, pomadas ou sprays, equipamentos de eletro-termo-fototerapia,como microondas, laser, ondas curtas, ultra-som entre outros.

Alguns desses equipamentos podem ser usados para alcançar diversos efeitos fisiológicos, além do analgésico, apenas com a modificação dos parâmetros.

Na Eletroterapia, faz-se uso de aparelhos que emitem correntes elétricas variando os parâmetros físicos (freqüência, intensidade, duração de pulso, etc) conforme o objetivo do tratamento. Dentre eles estão: TENS, FES, correntes diadinâmicas, correntes interferenciais, etc.

A Fototerapia é realizada por meio de luz, variando também parâmetros físicos conforme o objetivo do tratamento. Pode-se utilizar: infravermelho, ultra-violeta, laser.

Além dos equipamentos, temos a acupuntura e suas vertentes, a mecanoterapia, spiral taping e a terapia manual, que permitem reajustar e/ou adquirir a mobilidade funcional necessária para o funcionamento adequado das estruturas envolvidas e, assim, contribuindo para a diminuição da dor ou até mesmo promovendo a analgesia.

** Mestre em Engenharia Biomédica
     Sócia Especialista da SONAFE
     Fisioterapeuta do Futebol masculino das categorias sub 18 e sub 20 do São José Esporte Clube
     Fisioterapeuta do Volei feminino de São José dos Campos

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Jogo de "seis pontos" movimenta Orlândia nesse sábado (17)






A ADC Intelli/Orlândia terá um compromisso que promete fortes emoções nesse sábado (17/07), pela Liga Futsal 2010. Os Orlandinos recebem em casa, o Copagril/Faville/DalPonte, que ocupa a décima posição na tábua de classificação, porém, com apenas três pontos a menos que a ADC Intelli/Orlândia, que possui 27 pontos e ocupa a quarta colocação da tabela, é o chamado jogo de seis pontos.

O time de Orlândia está próximo da classificação para a próxima fase, uma vitória deixa a equipe ainda mais perto de obter esse êxito e ainda por cima recoloca o time em condições de “lutar” pelas primeiras colocações nessa fase. Do lado Paranaense, vencer significa se aproximar da vaga na fase seguinte e de quebra ter a possibilidade de subir importantes posições, se aproximando de vez dos primeiros colocados do G-12.

As equipes vem de situações diferentes em seus últimos jogos, o Copagril deriva de uma importante vitória frente ao Cortiana/AFF na última rodada, por 4 a 1. Os Orlandinos vem de um tropeço no início da semana, quando perdeu por 1 a 0 para o Krona/Joinville.

O único desfalque, de ordem disciplinar, será o ala Dyego da equipe do Copagril. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Cortiana e cumpre suspensão automática.

Na ADC Intelli/Orlândia, a novidade fica por conta do retorno do ala/fixo, Marlon, que cumpriu suspensão automática no último compromisso da equipe Paulista e está de volta à equipe. A partida tem início às 18h00, no ginásio Maurício Leite de Moraes, em Orlândia.

terça-feira, 13 de julho de 2010

LIGA FUTSAL: Gol à 24 segundos do final decreta derrota Orlandina

Com um gol a 24 segundos do fim a Krona/Joinville/Dalponte venceu a ADC Intelli/Orlândia por 1 a 0, em partida realizada nessa segunda-feira (12/7), no ginásio da Univille, em Joinville (SC) e alcançou os 30 pontos na tabela, um a mais que o São Caetano/Corinthians/Unip, assumindo assim a liderança da Liga Futsal 2010. A equipe de Orlândia passou da terceira para a quarta posição com 27 pontos.

A partida marcou o retorno da competição após o recesso da copa do mundo de futebol e a igualdade que as equipes mostravam em suas estatísticas antes da partida, demonstraram também em quadra. Com o mesmo número de jogos e pontos e ocupando as primeiras posições na tábua de classificação, o confronto entre as equipes só podia ser totalmente parelho; e foi.

Do início ao final da partida houve momentos melhores da ADC Intelli e outros da equipe da casa, as equipes tiveram um equilíbrio evidente durante todo o tempo, porém, com os goleiros, Guitta e Quinzinho em um dia inspirado e com as defesas fazendo bons trabalhos, o zero teimou em sair do placar, até que faltando 24 segundos para o encerramento, como se fosse um castigo, o fixo Júlio centrou a bola para conclusão do pivô Thiago Bolinha, que só teve o trabalho de empurrar para as redes Orlandinas e ser o nome do único gol da partida, gol que deu a vitória e a liderança aos Joinvillenses.

A ADC Intelli volta à quadra ainda nessa semana, no sábado (17), diante Copagril/Faville/Dalponte às 18h00 no ginásio Maurício Leite de Moraes.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Seleção Paulista vence na estreia de sua nova “cara”






O jogo era festivo, a entrega das faixas do bicampeão metropolitano A-2, o Jacareí Futsal, porém, a nova seleção Paulista entregou seu cartão de visitas e mostrou que não quer clima de festa e sim de decisão em todos seus jogos. Foi com esse pensamento que a equipe comandada pelo técnico Cidão venceu por 3 a 0, com dois gols do artilheiro Maicky e um do fixo Wender, no ginásio Educamais, cidade de Jacareí.

No intervalo da partida, representantes da FPFS entregaram aos atuais campeões Jacareienses, uma faixa comemorativa ao título recém conquistado, momento muito festejado entre torcedores, jogadores e comissão técnica do clube.

Um acordo entre a ADC Intelli e FPFS prevê que a partir de agora, o selecionado Paulista será representado pela equipe Orlandina em amistosos e jogos festivos, a meta é devolver ao estado, épocas de glória e de vitórias e resgatar assim o orgulho de vestir a camisa tricolor.

Roberto Oliveira, presidente da agremiação interiorana e supervisor da seleção Paulista demonstrou sua preocupação em defender com dignidade o estado: “Não assumimos a seleção para fazer festa ou nos promovermos, nosso intuito é devolver ao torcedor Paulista a honra de ter uma das melhores seleções do país, como já teve tempos atrás, esse foi o ponta pé inicial, na luta que queremos travar, quem sabe, até o final do Brasileiro de seleções” definiu.

Para o capitão da seleção e da ADC Intelli, Marinho, defender novamente a seleção é uma alegria comparada à notícia recebida em sua vida pessoal recentemente: “No mês passado fui abençoado com a gravidez de minha esposa, foi uma das maiores alegrias de minha vida. Ao mesmo tempo, em minha vida profissional, pude novamente ser convocado para defender meu estado, o que também foi uma das maiores conquistas e um dos grandes presentes que recebi profissionalmente” comemorou o camisa sete.

Já disse que defender a seleção Paulista era um sonho, hoje isso se tornou uma realidade, a meta seguinte é realizar o sonho do torcedor de São Paulo, que deseja há muito tempo ter uma seleção à altura das grandezas de nosso estado, queremos resgatar isso, essa estreia foi só um primeiro passo, mas com o trabalho sério proposto pela FPFS, é perfeitamente possível que em breve possamos comemorar novas conquistas” comentou.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Entrevista realizada com Luiz Rosan, fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol

Luiz Rosan é um dos mais respeitados fisioterapeutas na área de medicina esportiva no Brasil e no mundo, coordenando atualmente o REFFIS (Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica) do São Paulo Futebol Clube e também o departamento de fisioterapia da Seleção Brasileira de futebol. A modernização do esporte mostra ao torcedor que o trabalho de um clube de futebol vai além da contratação e montagem de um time.A estrutura para recuperação de atletas, bem como a prevenção de lesões, tem-se mostrado tão ou mais importante que as demais áreas.
Veja a entrevista realizada pelo site de esportes: http://jornalismofc.com/ com o mais importante fisioterapeuta do Brasil na atualidade. Nessa breve entrevista Luiz Rosan conta aos torcedores como é o seu trabalho e esclarece como funciona a política para o tratamento de atletas que não pertencem ao clube.


Fabiano: Rosan, conte-nos sobre sua formação acadêmica.
Luiz Rosan: Sou formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).


Fabiano: Quando houve o interesse pelo trabalho com a medicina esportiva?
Luiz Rosan: Já no primeiro ano de faculdade, interessei-me pela área esportiva, e sempre que podia, aproveitava para ir ao XV de Piracicaba oferecer ajuda para os atletas lesionados.
Foi quando percebi a carência dessa área nos times de futebol, e que nós, como fisioterapeutas, poderíamos ocupar um espaço para contribuir e agregar subsídios importantes, que ajudassem o clube e atletas.

Fabiano: Já trabalhou com outros esportes?
Luiz Rosan: Não.

Fabiano: Em qual clube iniciou sua trajetória no futebol?
Luiz Rosan: No próprio São Paulo F. C. na década de 80.

Fabiano: Quando houve a percepção no São Paulo Futebol Clube sobre a importância de prevenir e recuperar os atletas?
Luiz Rosan: O SPFC sempre valorizou esta área, talvez agora ela tenha sido exposta de uma maneira mais evidente. Desde a minha primeira passagem pelo clube nós já havíamos contribuído com a execução do Centro de Fisioterapia e Fisiologia do Exercício do Esforço, onde procurávamos prevenir e reabilitar as lesões do esporte da modalidade futebol aceleradamente. Apesar de já transcorrerem duas décadas, o clube sempre investiu nessa área. Foi o primeiro a importar um equipamento isocinético em 1984, e já colocava à disposição, nessa época, os seus recursos de fisioterapia para os clubes do interior do estado, sempre gratuitamente. O SPFC já era referência em fisioterapia desde essa época.
Sempre socorreu os clubes quando solicitado. Recordo que o C.A. Bragantino mandava seus atletas se reabilitarem no TRICOLOR. Eu mesmo conheci o Mauro Silva, por exemplo, através da fisioterapia do SPFC. Atletas como o tenista Luiz Mattar (o principal tenista brasileiro da época) procuravam a fisioterapia do SPFC quando lesados. Na verdade estou querendo dizer que isso não é novidade, talvez seja apenas uma conseqüência com maior exposição de mídia.

Fabiano: Você fez parte da concepção do que hoje conhecemos como REFFIS?
Luiz Rosan: Neste meu retorno ao clube em 2003, idealizei o projeto REFFIS. Foi um árduo trabalho de seis meses, desde a implantação até a inauguração. Reitero que foi projetado para as necessidades básicas do SPFC, onde o clube não colocou um centavo sequer, teve custo “zero”.
Como eu acreditava no mesmo sai à luta e fui em busca de patrocínio, sempre com o aval da diretoria tricolor. Ouvi muito NÃO, mas não desisti, e enfim consegui no segundo semestre de 2003. Foi surpresa para todos, penso que até a diretoria, mas eu acreditei sempre.

Fabiano: O sucesso internacional do São Paulo na recuperação de atletas despertou a inveja de outros grandes clubes brasileiros. O Santos Futebol Clube criou o CEPRAF (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol), mas como sabemos alguns problemas com a cessão de equipamentos e a saída de profissionais acabou prejudicando o trabalho. Qual o principal foco que um clube deve ter se quiser seguir o exemplo do São Paulo?
Luiz Rosan: Quem sai na frente leva vantagem, e o REFFIS largou na frente junto com o SPFC. Agora os outros terão que correr atrás, e nós nos aprimorarmos para mantermos sempre a qualidade e a excelência do trabalho realizado. Para viabilizar um projeto assim, em princípio, o primeiro passo é buscar “parcerias”, devido aos altos investimentos. Em segundo lugar, formatar protocolos que ajudem na recuperação acelerada dos atletas. O resto vem por conseqüência.

Fabiano: Quando surgiu o convite para ser o fisioterapeuta da seleção? Quem paga seu salário quando serve a CBF?
Luiz Rosan: Em 1998, logo após o término da Copa do Mundo. E somos convocados o que faz supor que o clube em que estamos vinculados é que pagam nossos salários.

Fabiano: Todos sabem a dificuldade que a comissão técnica da Seleção Brasileira tem ao reunir os atletas para um trabalho num curto período de tempo, quando se trata de amistosos ou jogos pelas Eliminatórias, por exemplo. Não há tempo de prevenir ou mesmo tratar lesões, quando se tem um grupo reunido 2 ou 3 dias antes de uma partida. Como é seu papel quando está com a equipe “canarinho”?
Luiz Rosan: Procuramos no período de convocação para os amistosos apenas atender às principais queixas dos atletas. Às vezes para uma seqüela de lesão, outras para atendimento da fase aguda de uma lesão instalada, ou ainda dando prosseguimento a determinados protocolos de fisioterapia iniciados com alguns meses de antecedência, como por exemplo, em outro jogo que o atleta eventualmente tenha participado. Quando temos tempo suficiente para prepararmos para uma competição, executamos uma avaliação criteriosa e promovemos ao longo do período itens e baterias com recursos para prevenir lesões ou promover melhoras de grupos musculares específicos, que restabeleçam ou ajudem a melhorar a performance do atleta. Se durante a competição alguém se lesiona, temos um arsenal de equipamentos que ajudam no restabelecimento breve do atleta. Para isso contamos com alguns containeres pequenos que nos acompanham durante as viagens.
É fato também que após a convocação, seja para um ou dois jogos ou para uma competição mais longa, fazemos um mapeamento dos atletas que irão compor o grupo, observamos de que país vem, quais os clubes, suas metodologias de trabalho etc.

Fabiano: Muitos atletas, ao conhecerem seu trabalho, perguntam-lhe sobre a estrutura do São Paulo?
Luiz Rosan: Sim, a maioria já ouviu falar da estrutura do SPFC, que muitas vezes é maior que a dos grandes clubes da Europa!

Fabiano: Você atua como facilitador no contato desses atletas e a diretoria do São Paulo, quando esses precisam tratar-se fisicamente, como no caso mais recente do meia Diego, do Werder Bremen?
Luiz Rosan: Primeiro que ele não vem se tratar fisicamente. Todos que procuram o REFFIS são porquê apresentam alguma lesão ou vem de alguma cirurgia. Eles vêm em busca de FISIOTERAPIA. Dos atletas que procuram o REFFIS, todos estão indistintamente à procura da fisioterapia, em busca de reabilitação para voltar às atividades funcionais normais. Já atendemos mais de 70 atletas profissionais ao longo desses últimos quatro anos, e nenhum em busca de condicionamento físico (exceção feita ao Adriano, que foi um caso especial). Nosso banco de dados conta com mais de 110 pacientes (fora os que pertencem ao próprio SPFC), sendo a grande maioria derivada da modalidade futebol. Isso não significa que não tenhamos condições para atender as outras modalidades, mas damos preferência a jogadores de futebol, porque o REFFIS foi feito para eles.

Já ouvi dizer que o SPFC é aliciador de jogadores através do REFFIS, agora vos pergunto:

Dos 73 atletas profissionais que o REFFIS atendeu apenas quatro ficaram no São Paulo (Alex Silva, Luizão (quando não pertencia a clube algum), Ricardo Oliveira e agora o Adriano). É muito ou pouco? E os outros? Talvez seja um percentual em torno de 5% se comparado ao grupo de atletas de futebol profissional. Quando comparado ao grupo todo (empresários, políticos, etc.) esse percentual deve ser em torno de 2 a 3%. Quanto ao Diego, talvez pelo fato de conhecê-lo desde os tempos de Santos Futebol Clube. Outra coisa para que fique bem claro: sempre peço autorização à diretoria do clube, para realizarem o tratamento no REFFIS.

Fabiano: O Adriano talvez seja o atleta mais “famoso” a tratar-se no REFFIS, embora não tenha tido nenhuma lesão. Já houve algum contato ou possibilidade de uma grande estrela internacional do futebol tratar-se no São Paulo?
Luiz Rosan: Não nos importamos com o nome do paciente e sim com o sucesso da reabilitação, portanto isso é insignificante para nós fisioterapeutas. A fisioterapia aplicada será a mesma no paciente que joga em um time menor ou naquele que joga em um time maior e na Europa. Posso apenas lhe dizer que as maiores estrelas do futebol mundial, principalmente os brasileiros, já passaram por lá. Formaríamos pelo menos umas quatro seleções, com alto poder de sucesso e vitórias.

Fabiano: Por último gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho ao longo dos últimos anos, cujo reflexo não são apenas as conquistas do São Paulo Futebol Clube, mas também a volta ao trabalho de grandes atletas do futebol brasileiro e internacional. Espero que futuros profissionais possam inspirar-se em você, para que tenhamos o futebol brasileiro sempre em primeiro lugar no cenário mundial.
Luiz Rosan: Obrigado. Costumo dizer que esse país é respeitado lá fora quando o assunto é futebol. Nós somos primeiro mundo quando se trata de futebol e é quando nos igualamos com os grandes centros europeus. A fisioterapia esportiva brasileira já é vista com olhos diferentes, mas estamos apenas no começo. Um procedimento, um programa fisioterapêutico no futebol moderno, pode mudar a história dos níveis de prevenção, aceleração e tratamento, atingindo objetivos concretos, antes inimagináveis e impossíveis, e com isso todos saem ganhando: clube, atleta, torcida e profissional da área.



domingo, 4 de julho de 2010

Após o hexacampeonato do interior, ADC Intelli retorna ao trabalho


Após a conquista do hexacampeonato do interior, tendo as campanhas de 2009 e 2010 terminadas de forma invicta, o elenco da ADC Intelli recebeu merecida folga e retornou ao trabalho nesse sábado (03) pela manhã, com atividades na academia. No período da tarde, o técnico Cidão comanda os treinamentos no ginásio Maurício Leite de Moraes à partir das 17h00.

A equipe volta suas atenções para a disputa da Liga Futsal, competição em que ocupa a terceira posição na tábua de classificação, com 27 pontos e está próxima de garantir vaga na segunda fase da competição, a equipe Intelliana volta à quadra pela disputa nacional no dia 12/07, às 19h15, em Joinville, diante do Krona/Joinville, com transmissão ao vivo pela SPORTV.

Antes disso, o elenco Orlandino representa a seleção Paulista, em amistoso que acontece na cidade de Jacareí, contra os donos da casa, que recentemente conquistou o bicampeonato metropolitano A2.